FATO: O Brasil é o único país no mundo que já tem uma parte da frota de aviões agrícolas movida a etanol
O Brasil é o único País no mundo que já consegue ter praticamente um terço de sua frota de aviões agrícolas movida a etanol – ajudando a reduzir drasticamente a pegada de carbono do setor agrícola do País (cuja maior parte dos equipamentos em campo ainda queimam diesel).
Mas e por que o etanol é a escolha ecologicamente correta?
No caso da gasolina e do querosene de aviação, além do diesel usados por tratores e caminhões, trata-se de combustíveis fósseis (derivados do petróleo), cuja queima gera alta emissão de CO2 (especialmente no diesel), o principal gás causador do efeito estufa. Além disso, a queima de combustíveis fósseis gera alta emissão de partículas e substâncias como o benzeno. Além disso, tem o fato do petróleo ser um recurso não renovável.
O etanol, por sua vez, é um biocombustível (tem origem de plantas), portanto, é um recurso renovável. No Brasil, é derivado da cana-de-açúcar, embora ele possa ser produzido também a partir do milho.
Ainda, não tem substâncias como benzeno em sua composição e gera poucas partículas sólidas em sua queima. O etanol reduz em cerca de 60% a emissão de gases do efeito estufa. E mesmo a menor quantidade de CO2 emitido acaba sendo compensada na produção da cana-de-açúcar, já que a própria planta retira o gás da atmosfera.